26 / nov

Cores da primavera para o prato

Dicas

Em dias de primavera, tudo o que queremos é ver as flores que decoram e harmonizam os ambientes. Durante essa temporada, já deixamos os dias nublados do inverno e começamos a dar as boas-vindas para as manhãs ensolaradas anunciando o verão. A vontade de comidas e bebidas quentes vai passando e toda a alimentação que é servida natural, gelada, fria, é aceita com bom apetite. Outono e inverno são maravilhosos para degustarmos algumas receitas típicas dessa época do ano, mas a primavera e o verão, dêem-nos licença, o nível e opções vão além das expectativas. Talvez porquê no inverno as pessoas fiquem mais reclusas e quando o sol aparece todos querem aproveitar para sair nas ruas e gozar a vida, não sabemos, mas o fato é que gostamos de ter opções e é neste momento que te convidamos a incluir as PANCs no cardápio.

Já conhece as PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais – que são cultivadas para o consumo humano?

Algumas flores já são habituais nas refeições, como o brócolis, couve-flor e alcachofra, mas as PANCs, como diz o nome, não são convencionais e podem ser utilizadas em diversas preparações.

O uso das flores vai além de apenas uma apresentação bonita e colorida, elas possuem baixíssimo teor calórico e alto valor nutricional, contém compostos bioativos antioxidantes, que variam de acordo com a espécie, entre eles estão os carotenoides, compostos fenólicos, flavonoides e antocioninas, que auxiliam no combate a radicais livres. São ricas em fibras e vitaminas que ajudam o bom funcionamento do organismo e são compostas por até 80% em água, contribuindo para a hidratação.

Vamos conhecer algumas?

Calêndula

Sabia que o Ministério da Saúde autoriza o uso fitoterápico da calêndula no tratamento de úlceras, feridas e micoses? Isso mesmo, essa planta tem atividade anti-inflamatória, cicatrizante e antisséptica.

Para colorir a refeição, recomendamos o básico arroz com o toque da calêndula. Anota a receita:

Ingredientes:

250g de arroz
50g de pétalas de calêndula
10ml óleo de coco
Sal rosa do Himalaia a gosto

Modo de preparo:

Na panela, aqueça o arroz no óleo de coco com a calêndula, acrescente água fervendo e sal. Deixe cozinhar. Quando ficar ao dente, está pronto. Se quiser, acrescente algumas pétalas de calêndula e folhas de hortelã para enfeitar.

Capuchinha

Ao incluir a capuchinha na alimentação, está incluindo também vitamina C, minerais como potássio, zinco, cálcio e ganhando um up para a imunidade.

Que tal um lanche diferente? Capuchinha recheada com patê!

Escolha qualquer patê da sua preferência para rechear as flores frescas da capuchinha e sirva com torradas, nachos, pão sírio. Mas deixamos aqui nossa sugestão de patê: ricota com tomate seco.

Ingredientes:

100g de ricota fresca
50g de tomate seco desidratado
Azeite de oliva extra virgem
Sal rosa do Himalaia  e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes no processador e bata até que fique homogêneo. Se quiser usar o tomate seco em conserva com azeite, não vai precisa acrescentar na receita. Se usarmos o tomate desidratado, acrescentamos o azeite aos poucos até atingir a textura desejada, para 100g de ricota, a média de três colheres de azeite.

Dália

Estudos apontam que a flor de dália tem propriedades medicinais como diurética, antisséptica, cicatrizante e sudorífera.

Nossa dica é acrescentar na salada, com um mix de alfaces, tomate cereja, pedaços pequenos de queijo branco, linhaça, um fio de azeite e sal a gosto.

Girassol

Segundo estudos da Natural Medicinal Herbs, as folhas e pétalas do girassol auxiliam o metabolismo na eliminação de toxinas e excesso de líquidos, e nem vamos falar das sementes, pois já sabemos que traz muitos benefícios a saúde.

Já experimentou um risoto com pétalas de girassol? Fica a dica:

Ingredientes:

80g de pétalas de girassol frescas
1 cebola picada
1 tomate picado
150 ml creme de leite fresco
fio de azeite
1l água fervente
200g arroz carnaroli
Sal rosa do Himalaia a gosto
Pimenta do reino a gosto
Queijo ralado a gosto

Modo de preparo:

Leve ao fogo a cebola picada com azeite e acrescente o arroz, acrescente a água fervente aos poucos, conforme for secando, sempre mexendo o alimento. Quando começar a cozinhar e estiver quase ao dente, acrescente o creme de leite, sal e pimenta do reino. Mexa. Acrescente as pétalas de girassol, deixe cozinhar um pouco mais e então misture com o tomate. Sirva quente, com o queijo ralado e pode decorar com algumas pétalas. Rende 4 porções.

Dente-de-leão

Consumir o dente-de-leão em uma refeição pode trazer benefícios para quem sofre com diabetes, doenças do fígado e inflamações, pois é uma flor rica em minerais como ferro, cobre, potássio e zinco.

Uma flor que contém tanta proteína quanto fibra, fica bem em saladas e até no suco detox. Anota aí:

Ingredientes:

1 folha de couve
2 maçãs
3 flores de dente-de-leão
1 pedaço de gengibre
½l de suco de laranja ou água

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até virar suco. Se quiser acrescente folhas de hortelã e cubos de gelo. Sirva gelado.

Mini rosas

Rica em nutrientes, as mini rosas contém vitaminas C, B, E, K e baixo teor calórico, mas atenção ao consumo, onde comprar, para que seja livre de agrotóxicos.

Rosas combinam com tudo, do primeiro drink até a sobremesa. Um espumante com pétalas de rosas, servir de entrada torradas com geleia orgânica de mini rosas, depois salada verde com o toque de mix de mini rosas, para sobremesa, um bolo incrementado, deixa fácil a imaginação fluir para várias receitas. A pétala em si é levemente doce, mas, se próximo ao caule ficar branca, vai adquirindo sabor amargo, essa é a dica para saber como usar no menu que escolher.

Como é primavera, ficamos com a opção de picolé de frutas. Faça você mesmo:

Ingredientes:

Água de coco
Pétalas de mini rosas

Modo de preparo:

Em forma de picolé, coloque as pétalas de mini rosas – se quiser colorido, faça um mix de pétalas -, preencha com a água de coco e deixe congelar.

Flor de abóbora

Versátil é a melhor palavra para essa flor, porque para as tantas opções gastronômicas temos tantas outras em benefícios, desde auxiliar o sistema digestivo a prevenir contra o colesterol ruim, problemas de visão, auxilia o sistema imunológico, além de nos alimentar com cálcio e fósforo.

Podem ser empanadas, salteadas, cozidas com o arroz ou em risotos, recheadas com carne, queijo, legumes. Ouse.

Uma delícia é servir como tira-gosto. Por quê não?

Ingredientes:

100g de flor de abóbora
1 bowl com água gelada
Sal rosa do Himalaia a gosto
Farinha panko

Modo de preparo:

Limpe as flores, corte o talo, lave e seque com papel toalha. Misture a água com parte da farinha e sal, mergulhe as flores e depois, na farinha que restou, empane. Frite na air fryer. Pode servir com molho de mostarda.

 

Essas são algumas das poucas espécies conhecidas e utilizadas.

No Brasil, temos registro de uma variedade de 30 mil espécies que ainda não são consumidas. Mas atenção antes de comprar e ingerir qualquer tipo de flor, devemos ficar atentos à procedência e ao cultivo, pois as que são para fins ornamentais adquiridas em floriculturas, possuem grande quantidade de agrotóxicos, não podendo em nenhuma hipótese ser consumidas, além disso, nem todas as flores podem ser aproveitadas na alimentação, algumas inclusive são venenosas. As flores para consumo devem ser plantadas apenas para essa finalidade, sem o uso de qualquer produto químico.

Para quem deseja que as flores façam parte do cardápio, a dica é que tenham seu próprio cultivo. Por serem de fácil plantio, pode ser feito em casa, trazendo benefícios para a saúde, beleza para a casa e alegria para a mesa.

 

ACIKGOZ, F. E. Edible Flowers. Journal of experimental agriculture international, 2017.

GONÇALVES, J.; SILVA, G.C.O. & CARLOS, L.A. Compostos bioativos em flores comestíveis. Perspectivas Online: Biológicas & Saúde. v. 9, n 29, p.11-20, 2019

SANTOS , I; REIS, S; FACCION, C; CARVALHO, L. Cartilha Flores Comestíveis. Epamig Sul. 2018. http://www.epamig.br/download/cartilha-flores-comestiveis.

ALBIERO, Karine Andrea. Conhecendo as PANCs. IFSC (2019). https://www.ifsc.edu.br.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: