10 / ago

WHEY PROTEIN E SEUS BENEFÍCIOS

Inaugurações

Atualmente é crescente a procura e o uso de suplementos alimentares, seja para reforçar e complementar a alimentação ou em casos em que a demanda do organismo exige maior aporte de nutrientes específicos. A utilização de suplementos com proteínas e aminoácidos é a mais utilizada entre os atletas e esportistas, por aumentar o valor biológico das proteínas da refeição e, ainda, por seus efeitos no aumento significativo da massa magra nos praticantes de treinamento de força.

Dentre os suplementos mais populares encontramos o whey protein, que são proteínas isoladas do soro de leite. Essas proteínas são extraídas da porção aquosa do leite, gerada durante o processo de fabricação de queijos e coalhadas. Durante décadas, esse soro, considerado um subproduto, era dispensado pela indústria de alimentos, sendo somente a partir da década de 1970 pesquisado por cientistas, que passaram a estudar as propriedades dessa proteína. Atualmente é conhecida como um alimento funcional e de apreciáveis aplicações nutricionais.

O whey protein apresenta um ótimo perfil de aminoácidos, principalmente de leucina, que está associada ao processo de ativação da iniciação da síntese proteica, influenciando o ganho de massa muscular. Outra característica que o torna apreciável, é sua solubilidade, o que lhe confere rápida digestão e absorção.

A ingestão de proteína durante e após o exercício resulta em um balanço proteico positivo, fornecendo aminoácidos para a síntese protéica e para atenuar a quebra das proteínas do músculo, lesado durante os treinos. Além disso, suplementos que contém whey protein fornecem uma proporção relativamente semelhante de aminoácidos essenciais presentes no músculo esquelético.

O consumo da whey protein tem um efeito benéfico sobre o organismo, já que este possui alto valor biológico, podendo auxiliar no anabolismo muscular, na manutenção da massa magra, no controle de perda de massa óssea, na regulação da saciedade, na redução da gordura corporal, na melhora do desempenho físico, e ainda possui um efeito hipotensivo, antioxidante, hipocolesterolêmico e estimulante do sistema imunológico.

Além do uso por praticantes de atividade física, o whey protein pode ser utilizado em casos de diminuição de massa muscular, que é um processo natural com o envelhecimento. Sua utilização pode atenuar ou impedir que haja uma atrofia dos músculos, pois é sabido que a manutenção ou ganho de massa magra está relacionada com maior qualidade de vida e longevidade, principalmente em pessoas idosas.

Desta forma, a suplementação da proteína do leite pode reduzir significativamente a perda de sua massa muscular, minimizar processos inflamatórios em geral e prevenir o surgimento de doenças agudas ou crônicas relacionadas à idade. Ainda pode se levar em consideração a alta quantidade de cálcio presente em sua composição, que pode auxiliar na prevenção da osteoporose.

É importante ressaltar que a ingestão proteica da dieta não deve ser alcançada com o uso exclusivo de whey protein. Preferencialmente, devem-se atingir essas exigências utilizando os alimentos como fontes principais.
Contudo, é importante lembrar que para um melhor aproveitamento do suplemento alimentar é imprescindível orientação de um médico ou nutricionista.

 

Nutricionista Carine Giacomelli
CRN10: 6288

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: