27 / jan

Tempero mais que sabor é saúde

Dicas

Os temperos são aqueles deliciosos condimentos que se deitam na panela, para apurar o sabor da comida, são grandes aliados da nutrição e devem ser utilizados com frequência na alimentação. Além disso, são substitutos perfeitos e saudáveis para aqueles temperos prontos ricos em sódio e gordura saturada, podendo os temperos ser usados em todos os tipos de pratos.

A Cebola (Allium cepa) e o alho (Allium sativum L.) se tornam primordiais na cozinha e cheios de propriedades funcionais, capazes de prevenir doenças e manter o organismo saudável. Eles contêm compostos sulforosos, chamando alicina que previne a ativação das nitrosaminas, compostos químicos cancerígenos encontrados principalmente em embutidos da carne.

Estudos feitos por pesquisadores italianos do Istituto di Ricerche Farmacologiche Mario Negri, em Milão, na Itália, comprovaram que indivíduos que consomem maiores quantidades de alho e cebola correm um risco menor de desenvolver alguns tipos de câncer, como o de boca, laringe, esôfago, cólon, mamas, ovário e rins, devido à presença da Alicina.

Outro aliado a boa saúde é o açafrão da terra ou cúrcuma (Curcuma longa), uma raiz da família do gengibre, rico em propriedades antioxidantes. O seu principal componente é a curcumina, responsável pela sua coloração amarelada e por suas funções antiinflamatória, antioxidante e antimicrobiana. Sua biodisponibilidade é melhor quando associada à piperina, presente na pimenta do reino.

A curcumina é capaz de modular a resposta inflamatória via COX-2, lipoxigenase e óxido nítrico sintaze indutível. Além de inibir a produção de citocinas inflamatórias como a TNF-alfa, NFkappa-beta ILs (1,2,3,6,8) e MCP. Por conta disso ela pode proteger contra o câncer, artrite, condições oculares, gastrointestinais, pancreatite, doenças cardiovasculares, dislipidemias, entre outras.

O Alecrim (Rosmarinus officinalis), mais um tempero com sabor insubstituível e rico em propriedades funcionais, originário da região do Mediterrâneo, traz benefícios principalmente para a melhora da digestão e da atividade de detoxificação do fígado. Possui também atividade antioxidante devido à presença do carnosol e acido rosmarinico, é ativador da circulação sangüínea, é antidepressivo e antisséptico.

Outro campeão de propriedades medicinais é o manjericão (Ocimum basilicum), tempero rico em flavonóides, responsável por sua característica antioxidante o qual tem como benefício proteger o código genético contra possíveis modificações. Ele ajuda no combate de infecções do trato respiratório e de origem bacterianas, inclusive a Escherichia coli, bactéria que na maioria das vezes favorece as infecções urinárias femininas.

Quem não ouviu falar do orégano? Conhecido por ser aromático é muito utilizado na cozinha européia devido as suas propriedades medicinais. Uma de suas características importantes é a ação antifúngica, o qual ajuda a combater fungos como a Candida Albicans, através da substância ativa, o carvacrol que possui a propriedade de inibir o crescimento do fungo.

Diante de todas estas informações sobre os temperos que tal abusar no uso de todas estas especiarias e desfrutar de todos os seus benefícios?

 

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.

Michele Gonçalves

Nutricionista CRN10: 3378

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: