08 / nov

SINERGIA ALIMENTAR

Dicas

A Sinergia Alimentar é capacidade de certos alimentos potencializarem as propriedades nutricionais um do outro.
Os estudos defendem uma eventual combinação benéfica entre alguns alimentos como a cúrcuma e a pimenta preta, a piperina presente na pimenta aumenta a absorção do composto bioativo da curcuma, a curcumina.

Ou então o peixe com alho quando ingeridos juntos potencializam a melhora dos níveis de colesterol. A banana e o iogurte natural combinados podem auxiliar no aumento de bactérias benéficas no intestino.

O azeite de oliva auxilia na melhora da absorção dos carotenóides e outros fitonutrientes presentes nos legumes como o tomate, a cenoura e o brócolis.

Estudos apontam que a vitamina C presente no limão, na laranja e outros alimentos podem potencializar a absorção de catequinas do chá verde ou do ferro dos vegetais como o feijão.

O ovo é um dos poucos alimentos que possui vitamina D, que por sua vez auxilia na absorção do cálcio no organismo, portanto uma refeição com ovos e brócolis ou folhas verde escuras poderiam auxiliar na melhora da biodisponibilidade desse mineral tão importante para os ossos.

Todos os nutrientes possuem papel importante no nosso organismo e quanto mais variado é o cardápio, melhores são as chances de ingerirmos as quantidades ideais para a manutenção da saúde.

 

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: