21 nov

Saiba como substituir o ovo nas preparações!

Substituição do ovo em preparações




Algumas pessoas têm limitação no consumo de ovo, seja por serem alérgicas, intolerantes, lactovegetarianas, vegetarianas estritas, veganas, ou outro motivo.

Vários alimentos podem ser facilmente substituídos, como por exemplo o leite animal (facilmente substituído por leites vegetais) e a carne animal, que pode ser trocada por proteína texturizada de soja, hambúrguer, almôndega e salsicha vegetais ou seitan (glúten); entre outros. As diferentes funções que o ovo desempenha nas receitas, entretanto, fazem com que ele seja um ingrediente difícil de ser substituído.

Algumas das funções do ovo nas preparações são: dar liga e emulsificar, ajudar a massa crescer, deixar a massa mais úmida e fofa, além de conferir cor e sabor. Vale lembrar que não existe um substituto milagroso, até porque cada alimento é único em sua composição e o resultado da receita depende da interação entre todos os ingredientes.

Mas, sendo necessária a sua substituição, temos algumas dicas de quais alimentos podem ser usados nas preparações!

(Todas as medidas sugeridas abaixo equivalem a aproximadamente uma unidade de ovo inteiro.)

Linhaça: 1 colher de sopa da semente de linhaça, com 3 colheres de sopa de água. Bata no processador até formar um creme. Você pode usar também apenas a semente hidratada em água por pelo menos 15 minutos, para obter a consistência da clara do ovo;

Chia: 1 colher de sopa da semente de chia, com 3 colheres de água. Misture e deixe descansar por pelo menos 30 minutos, ou até que esteja espessa, formado um gel.

Proteína de soja: 1 colher de sopa da proteína de soja em pó, com 3 colheres de sopa de água. Misture bem.

Agar-agar: 1 colher de sopa de agar-agar, com 1 colher de sopa de água. Misture bem.

Banana madura: ½ banana madura amassada. (Essa susbstituição é mais interessante na formulação de receitas doces)

Purê de maçã sem açúcar: ¼ de copo de purê de maçã sem açúcar e sem casca.

Manteiga de amendoim: 3 colheres de sopa.

Grão-de-bico: 1 colher de sopa de farinha de grão-de-bico, com 1 colher de sopa de água. Misture bem. (Essa susbstituição é mais interessante na formulação de receitas salgadas)

Aquafaba: nada mais é que o líquido do cozimento do grão-de-bico. Para o rendimento de uma xícara de aquafaba, use 1 xícara de grão-de-bico e 3 xícaras de água, cozinhe em uma panela de pressão, sem sal e sem temperos. Quando a panela começar a fazer barulho, diminua o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo e espere esfriar. O ideal é deixar o grão-de-bico de molho de um dia para o outro, e descartar a água do molho para cozimento. Esse é um ótimo substituto para claras em neve nas receitas.

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

Letícia Longhi Rocha
Nutricionista – CRN 10-3814

Fonte:
MONTENEGRO, L. 2017.