07 / dez

Quercetina e seus efeitos para saúde

Dicas

A alimentação saudável pode ajudar a retardar o envelhecimento de nossas células devido à presença de compostos antioxidantes como a quercetina, encontrada na cebola, alho, maçã e frutas vermelhas.

Estudos vêm apontando várias funções da quercetina, principalmente relacionado a modular a ação das sirtuinas em nossas células (componentes que são reduzidos com o passar dos anos, sendo responsáveis, em partes, pela diminuída capacidade antioxidante observada no envelhecimento) com isso, melhora a capacidade cognitiva e protege contra o envelhecimento celular. E também confere aumento na capacidade mitocondrial, com melhora da função e integridade do sistema nervoso central.

Além disso, os alimentos considerados funcionais pela presença da quercetina possuem ação antiinflamatória e anti-histamínica que ajudam a proteger contra doenças cardíacas e aliviam alguns sintomas de problemas alérgicos, como coriza, urticária e inchaço dos lábios.

Não existe uma dose recomendada para consumo diário de quercetina, mas sabemos da importância do consumo variado e frequente de polifenois a partir de uma alimentação equilibrada! Uma dica é fazer farinha da casca da cebola para acrescentar nas preparações, para isso basta deixar as cascas de molho em água com um pouco de sal por 10 minutos, escorrer e secar, colocar em forma com papel manteiga e levar ao forno (180°C) por 15 minutos (ou até ficarem crocantes sem queimar) e bater no liquidificador. Mas não deixe de consultar um nutricionista para fazer um planejamento alimentar rico em frutas, verduras e legumes, naturalmente ricos nesses compostos.

 

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

Letícia Longhi Rocha
Nutricionista CRN10 – 3814

Fonte:
VP Nutrição Funcional. Quercetina e envelhecimento celular. https://www.vponline.com.br/site/. 2017.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: