15 / dez

Queda de cabelo e alimentação

Dicas

O couro cabeludo apresenta em média 100-150 mil folículos pilosos, e em cada folículo crescem cerca de 20 novas fibras de cabelo durante a vida. Cada fio de cabelo cresce de modo regular, cerca de 1cm/mês, e em média por 6 anos antes de cair e ser substituído por um novo. É considerada normal a eliminação média de 100 fios de cabelo por dia, porém existem casos de queda de cabelo bem superiores a esse número que precisam ser investigados.

As carências nutricionais estão entre as causas mais comuns da queda de cabelo, o que comprova o papel imprescindível da nutrição na saúde capilar. As principais deficiências nutricionais envolvidas são as de proteínas, algumas vitaminas e minerais.

O cabelo é composto por 90% de proteína, sendo a queratina a mais abundante. Esta é formada por 20 aminoácidos e a cistina está presente em maior quantidade nos fios, equivalente a 18% do peso total. As principais fontes proteicas são: carne bovina, frango, peixe, ovo, leite e derivados. Para os vegetarianos uma boa opção é a quinoa.

A biotina é uma vitamina do complexo B que participa do crescimento capilar, além de prevenir o aparecimento de cabelos brancos. As principais fontes são: gema do ovo, cebola, nozes, amendoim, sardinha. É importante consumir também as outras vitaminas do complexo B, pois atuam no metabolismo energético dos queratinócitos (células produtoras de queratina), além de ajudarem para uma melhor nutrição do couro cabeludo. Fontes: cereais integrais, carnes, peixes, vegetais folhosos e levedura de cerveja.

O ferro exerce papel fundamental na nutrição do folículo piloso e fortalecimento dos fios. Pode ser obtido através dos seguintes alimentos: carne bovina, folhas e vegetais verdes escuros e leguminosas. Outro mineral importante é o zinco, pois este participa da síntese de proteínas, tendo papel importante em várias rotas metabólicas, como a multiplicação das células, favorecendo o crescimento e fortalecimento dos cabelos. O zinco tem como alimentos fonte as carnes, ostras, leguminosas e oleaginosas.

Uma dieta balanceada e rica em nutrientes é a resposta para o fortalecimento do cabelo acometido pela queda proveniente da falta destes. Para tratar e, principalmente, prevenir a queda de cabelo, mantenha uma alimentação equilibrada com orientação de um profissional nutricionista, que irá adequar as quantidades de cada nutriente à sua necessidade individual.

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

Letícia Longhi Rocha
Nutricionista – CRN 10-3814

Fontes:
Nutris do bem

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: