08 / out

Polén apícola – Um alimento fantástico

Dicas

O pólen corresponde ao material genético masculino das flores que vai ser recolhido pelas abelhas, sendo resultado da aglutinação do pólen das flores mediante ao acréscimo de substâncias salivares e pequenas quantidades de néctar ou mel. Seu consumo é uma prática antiga. Os antigos egípcios descrevem o pólen como “um pó que dá a vida”, visto que, são fontes importantes de proteínas e aminoácidos livres, carboidratos (30-55%), lípidos inclusive ácidos graxos e esteróis (1-20%), vitaminas e minerais, carotenóides, flavonóides, fitoesteróis, polifenóis e outros compostos benéficos ao organismo humano.

Além disso, são ricos em vitaminas do complexo B, como a tiamina (B1), riboflavina (B2), nicotinamida (B3), ácido pantoténico (B5), piridoxina (B6) e biotina (B7). Inclui ainda quantidades significativas de sais minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, fósforo, silício, enxofre e cloro.

Tendo em vista sua gama de nutrientes, o pólen apícola tem sido utilizado há muitos anos tanto na medicina tradicional quanto na nutrição suplementar e em dietas alternativas, devido principalmente aos seus compostos antioxidantes. As quantidades significativas de polifenóis, principalmente flavonóides, um poderoso antioxidante presente no pólen apícola, é um indicador de qualidade em relação às propriedades nutricionais, fisiológicas e de controle de qualidade do produto que é distribuído comercialmente.

Muitos benefícios são popularmente atribuídos ao consumo do pólen apícola como a prevenção de problemas da próstata, dessensibilização de alergias, aterosclerose e neoplasias. Outros estudos sugerem redução da incidência de doenças degenerativas como, o cancro e arteriosclerose. A atividade antioxidante confere ao pólen apícola propriedades regenerativas para o organismo e uma vida longa para quem usa no dia a dia. Atua também no sistema digestivo regulando a flora intestinal. O ferro e as vitaminas presentes no pólen apícola são importantes na alimentação de pessoas anémicas, contribuindo para aumentar a taxa de hemoglobina dos glóbulos vermelhos e em doentes com problemas cardiovasculares reduz os níveis séricos de triglicérides e colesterol. Convém no entanto salientar, que muitos destas propriedades atribuídas ao pólen apícola carecem de suporte científico.

O pólen apícola por conter altos teores de carotenóides e de substâncias polifenólicas, principalmente flavonoides, possui uma extraordinária atividade antioxidante e antimicrobiana.

A atividade antioxidante presente no pólen apícola tem a propriedade de inibir a ação dos radicais livres os quais são produzidos continuamente no organismo saudável e tem sua produção aumentada durante o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, dos diversos tipos de câncer, das doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer, do diabetes mellitus, da cirrose hepática entre outras. Sendo importante o seu consumo nestes casos.

As substâncias nutritivas do pólen vão estimular o metabolismo celular, a síntese dos produtos indispensáveis para nossas glândulas, reforçar a imunidade, neutralizar os radicais livres, diminuir os riscos de câncer e doenças cardiovasculares, elementos funcionais que tem um papel importante na saúde humana.

 

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.
Michele Gonçalves
Nutricionista CRN10: 3378

Fonte:
BOGDANOV, S. (2012). Pollen. Bee Product Science. Disponível em: www.bee-hexagon.net
CAMPOS, M. G. R., Frigerio, C., Lopes, J., Bogdanov, S. (2010). What is the future of Bee-Pollen?. Journal of ApiProduct and ApiMedical Science 2 (4): 131 – 144.
MENEZES, J. D. S. Compostos bioativos do pólen apícola produzido por apis mellifera L. 2013.
NOGUEIRA, C. M. P. Estudo do polén apícola comercial. 2012.
SERRANO, M. I. A. Identificação de compostos fenólicos e teor de minerais em pólen. 2014.

 

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: