06 nov

PLANT BASED DIET

06_plant_diet_blog




A dieta a base de vegetais ou Plant Based Diet é uma forma mais natural de se alimentar, baseada em vegetais e alimentos não refinados e minimamente processados, incluindo frutas, legumes, tubérculos, leguminosas, cereais integrais, oleaginosas, sementes e cogumelos. Sempre que possível prioriza alimentos orgânicos.

A dieta envolve sustentabilidade, criatividade, nutrição e principalmente saúde, fornecendo uma alimentação equilibrada e a busca constante por todos os nutrientes essenciais.

Segundo estudos que embasam essa dieta o consumo excessivo de proteína animal por estar relacionado ao desenvolvimento de doenças crônicas como o diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e autoimunes.

As principais preocupações que envolvem uma dieta a base de plantas é o aporte adequado de proteínas e vitamina B12, se necessário pode ser feita a suplementação orientada por um nutricionista. Além de auxiliar na manutenção da saúde, optar por alimentos mais naturais contribui para diminuir os danos ao meio ambiente e a sustentabilidade.

 

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

 

Nutricionista Letícia Alves
CRN10: 5884