02 / out

Peptídeos de colágeno, como eles atuam?

Dicas

Colágeno é uma tripla hélice de cadeia de aminoácidos alfa que compõe as fibras de sustentação do corpo. É a proteína mais abundante do corpo humano, representando 25% do total de proteína, sendo o maior constituinte do tecido conectivo (pele, tendões, cartilagem e ossos). Existem 23 tipos de colágeno, sendo que o tipo I está presente nos ossos e na pele, o tipo II na cartilagem e o tipo III na pele.

Do colágeno tipo I de origem bovina, obtêm-se os peptídeos de colágeno, esses peptídeos biologicamente ativos do colágeno obtidos da hidrólise enzimática do colágeno nativo derivado de tecidos conectivos animais, com um alto teor dos aminoácidos hidroxiprolina, glicina e prolina, se tornam de uma cadeia complexa para cadeias menores de aminoácidos.

As pesquisas mostram que o consumo desses peptídeos é seguro e apresenta alta biodisponibilidade, por ser hidrolisado atravessam a mucosa do intestino intactos e se acumulam na cartilagem, onde estimulam a produção natural de colágeno tipo II e proteoglicanas, constituintes da cartilagem.

De acordo com o IBGE, até 2030 o Brasil terá 53 milhões de pessoas com problemas articulares. E as evidências científicas mostram que o colágeno hidrolisado contém peptídeos capazes de estimular o crescimento de novas células de cartilagem nas articulações, beneficiando quem sofre com os efeitos do envelhecimento e do estresse mecânico sobre essas áreas, como atletas e pessoas obesas.

Estudos que avaliaram o consumo diário de colágeno hidrolisado mostraram que essa proteína pode restituir a mobilidade das articulações, melhorando, assim, a qualidade de vida. Um dos estudos mais recentes nessa área, publicado em 2014, avaliou 100 mulheres com idade entre 40 e 70 anos com dor ou desconforto na articulação do joelho e diagnóstico de osteoartrite, avaliou o consumo diário de 8g de peptídeos de colágeno de origem bovina durante 6 meses. Todos os pacientes foram avaliados no início e no terceiro e sexto mês de estudo. A administração de 8g de colágeno foi eficiente em reduzir a dor articular, a rigidez e melhorar a função da articulação em comparação com o placebo, com um efeito significativo observado em apenas 3 meses de tratamento, sem qualquer efeito colateral.

Os peptídeos de colágeno são uma alternativa valiosa no tratamento da osteoartrite. Hoje, as fórmulas combinam em uma única porção 10g de peptídeos biologicamente ativos do colágeno hidrolisado e seu efeito é potencializado pela presença de vitamina C, cofator importante para a síntese de colágeno, e vitamina E e zinco, que agem diretamente no combate aos radicais livres, ajudando a reduzir o risco de inflamações e dores nas articulações. Outros micronutrientes importantes para saúde óssea são o cálcio, magnésio e vitamina D. O cálcio faz parte da composição do osso, o magnésio permite a entrada de cálcio no osso e a vitamina D aumenta a absorção e fixação de cálcio no osso.

A suplementação é individualizada, portanto, nutricionista ou médico deve ser consultado.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: