03 / mar

Óleo de coco e sua ação antifúngica

Dicas

O Coco (Cocos nucifera) pertence à família Arecaceae (família das palmeiras) e à subfamília Cocoideae. O óleo é, em geral, extraído a frio a partir da polpa do coco. Cerca de 92% dos ácidos graxos presentes no óleo de coco são classificados como saturados, porém estes, pertencem à uma classe especial de gorduras saudáveis, os triglicerídeos de Cadeia Média (TCM). Os principais são o ácido caprílico e o ácido láurico, que apresentam ação antimicrobiana, antibactericida e antiviral, funcionando como potentes antibióticos naturais. Apesar de apresentarem alto potencial de combate às bactérias patogênicas, não o fazem às bactérias que colonizam o intestino, essenciais à saúde digestiva e imunológica.

O ácido láurico que representa cerca de 50% da gordura do óleo de coco ao ser ingerido chega ao intestino e é quebrado pela enzima lípase e se transforma em uma substância chamada monolaurina, capaz de atuar contra fungos, em especial a Candida albicans, que acomete grande parte das mulheres.

A Candida albicans, assim como muitos outros, existe no organismo de qualquer mulher saudável, mas os sintomas da infecção aparecem quando ele se multiplica excessivamente. Os principais sintomas são corrimento vaginal, ardor e coceira muito forte, além disso, a candidíase, como chamada a infecção por tal fungo, provoca outros problemas, como prisão de ventre, diarréia, gases, cansaço, depressão, micose de unha e TPM.

A monolaurina, cujo precursor é o ácido láurico, destrói a membrana de lipídios que envolvem os fungos. A ação atribuída a monolaurina é a de que ela solubiliza os lipídios contidos no envoltório dos fungos, causando a sua inativação. Há assim, uma potencial atividade antifúngica, contra o fungo Candida albicans, causador de infecções urinárias recorrentes.

Para o tratamento, além da inclusão do óleo de coco extra virgem, é necessário excluir de sua alimentação todos os alimentos que estimulam o crescimento fúngico, como açúcar, mel, melado, doces, alimentos fermentados, como pães, cerveja, vinagre, vinho, alimentos em conserva, sucos industrializados, embutidos e oleaginosas.

O óleo de coco extra virgem pode ser usado 2 colheres de sopa como tempero de saladas, batido com sucos naturais e vitaminas, em receitas culinárias como bolos e tortas, em chás e sobre frutas.

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.
Michele Gonçalves
Nutricionista CRN10 3378

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: