10 / dez

O que é ser Vegano?

Inaugurações

A pessoa vegana é quem pratica o veganismo, um movimento a respeito dos direitos dos animais, adota um estilo de vida que exclui totalmente o consumo de qualquer tipo de produto de origem animal.

A definição oficial de veganismo, segundo a mais antiga e respeitada sociedade vegana do mundo, a The Vegan Society é: “O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade“.

Como podemos observar acima o principal objetivo da pessoa vegana é promover a chamada “libertação animal”, que significa a exclusão do consumo de todos os tipos de animais, seja na alimentação, vestuário, entretenimento e etc.

Por exemplo, os veganos não consomem produtos de empresas que fazem testes com animais, ou que mantêm funcionários em regime análogo ao da escravidão, não compram animais de estimação, eles adotam, não usam roupas feitas a partir de animais (lãs, peles, couros, sedas e etc) e não frequentam locais onde os animais são usados para o entretenimento (circos, touradas, rodeios e etc).

E a alimentação, como fica?

Basicamente qualquer produto que seja de origem animal está excluído da dieta vegana, como peixes, carnes, aves, crustáceos, leite, ovos, mel e etc.

Os veganos podem comer qualquer tipo de alimento de origem vegetal, como cereais, frutas, legumes, tubérculos, verduras, raízes, cogumelos, sementes, entre outros.

Aliás, entre alguns dos principais alimentos veganos que são ricos em proteínas e bastante consumidos são: batatas, amêndoas, castanha de caju, quinoa, aveia, lentilha, grão-de-bico, chia, pistache, couve, aspargos e goiaba.

 

Diante disso, a construção de um estilo de vida vegano exige, daqueles engajados nesse movimento, um constante monitoramento de suas ações e de suas práticas, principalmente no que concerne ao consumo de alimentos, roupas e produtos de um modo geral. Isto significa que é exigido um alto grau de atenção cotidiana e de reflexividade por parte dos sujeitos com relação aos seus modos de interação com e no mundo.

De olho nesse público que só cresce no país e no mundo, cada vez mais produtos e suplementos, como proteínas veganas, estão sendo desenvolvidos e oferecidos. Proteínas, vitaminas e minerais especializados, são essenciais para suprir possíveis carências nutricionais dos adeptos de uma dieta vegana.

Se você tem o interesse em iniciar um estilo de vida vegano, é importante o acompanhamento com um nutricionista para evitar essas possíveis deficiências nutricionais, que podem ser investigadas com um simples exame de sangue de rotina.

 

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

 

Nutricionista Raissa Anaisse de Araújo

CRN10: 4984

 

Fontes:

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: