05 / nov

O PODER DAS FRUTAS BERRIES

Dicas

O termo Berry acabou ganhando destaque devido à grandiosidade de nutrientes contidas nas pequenas frutas vermelhas. Berry em inglês é utilizado para frutas pequenas, que variam do vermelho ao violeta escuro e que normalmente são colhidas em arbustos. A tradução literal de Berry é baga, que é o formato desses pequenos frutos, pequenas bagas.

As berries são uma boa fonte de polifenóis, especialmente as antocianinas, micronutrientes e fibras. As antocianinas, um fitoquímico que pertencem ao grupo dos flavonóides é responsável pela coloração dos frutos que varia de vermelho vivo à violeta e demonstram a capacidade de captar radicais livres (atividade antioxidante) trazendo seus efeitos na prevenção de enfermidades cardiovasculares e circulatórias, cancerígena, no diabetes e no mal de Alzheimer.

Dentro da infinidade de berries pode-se destacar as blueberry, blackberry, cranberry, strawberry e goji berry.

Os blueberry, ou mirtilo, contém os famosos antioxidantes que neutralizam os radicais livres, oferecendo maneiras saborosas de se manter saudável, com baixo teor de gordura – chegando a cerca de 80 calorias por xícara e praticamente livre de gordura – são carregados com fibra para manter a saciedade por mais tempo. Apenas um punhado pode satisfazer a sua dose diária de fibras. Além disso, são uma excelente fonte de manganês, que desempenha um papel importante no desenvolvimento ósseo e de converter carboidratos e gorduras em energia e ainda é fonte de vitamina C, onde 1 xícara contém 14 miligramas desta vitamina.

Outra pequena fruta cheia de nutrientes benéficos e fitoquímicos são as amoras, ou blackberry, com sua característica doce e suculenta são mais do que apenas saborosas são embaladas com numerosos nutrientes como vitaminas, minerais e antioxidantes. São ricas em fibras alimentares solúveis e insolúveis (100g de amora apresenta 5,3g ou 14% da recomendação diária de fibra) e xilitol, um substrato do açúcar, de baixas calorias que absorve mais lentamente do que a glicose, ajudando a manter o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.

Outra berry rica em substâncias antioxidantes é a Cranberry que tem tido um foco de interesse pelo seu beneficio efetivo na prevenção de infecções do trato urinário em mulheres e infecções por Helicobacter pylori que afeta a mucosa do estômago humano. Nesta pequena fruta está presente também vitaminas  A, C e D, e ainda resveratrol, estes fazem com que os níveis de gordura no sangue sejam controlados, e ainda contribuem na produção de colágeno e no processo de emagrecimento.O strawberry, nosso popular morango é fonte de muitos fotoquímicos que incluem as antocianinas, flavonóis, catequinas, proantocianidinas e principalmente alto teor de ácido elágico.  O ácido elágico é conhecido como um anti-carcinogênico, ajuda a previnir doenças cardiovasculares e tem a capacidade em proporcionar uma pele sem manchas. Estudo realizado no Japão teve como objetivo analisar clinicamente os efeitos do ácido elágico na pigmentação cutânea.

O estudo concluiu que o ácido elágico possui uma ação clareadora da pele, devido ao seu efeito inibidor do processo de síntese da melanina (substância que confere pigmentação à pele, aos olhos e aos cabelos dos mamíferos) e da proliferação dos melanócitos (células que produzem a melanina).Conhecida pela cultura chinesa por proporcionar vida longa e saudável a Goji Berry é fonte de 19 tipos de aminoácidos dentre eles a fenilanina, triptofano e taurina, além de ser fonte de zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio, fósforo e os tão famosos ácidos graxos ômega 3 e 6. Essa frutinha tão pequena com grande poder antioxidante tem 2500mg de vitamina C em 100g , é considerada anti câncer e antienvelhecimento, tem características imuno – estimulante, ajudando no processo de perda de peso e melhorando os níveis de insulina nos diabéticos, proporciona ainda aumento nos níveis de energia e bem estar.Estas poderosas frutas de cores vibrantes fornecem fontes abundantes da natureza dos compostos preventivos de doenças. Ao consumir regularmente estas potências nutricionais, você pode ajudar a proteger as células contra o ataque diário de radicais livres e fortalecer as defesas do seu organismo contra doenças que variam de câncer a doenças cardiovasculares.

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.

Michele Gonçalves
Nutricionista CRN10: 3378

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: