27 / out

O consumo de carnes processadas – uma forte relação com o desenvolvimento de câncer

Dicas

A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC http://www.iarc.fr/), apoiada pela Organização Mundial de Saúde, divulgou ontem (26/10/2015) o resultado da avaliação feita sobre a relação entre câncer e carne vermelha/carne processada.
A IARC afirmou que o consumo de carne processada está diretamente relacionado ao desenvolvimento de Câncer, principalmente para o câncer colorretal (intestino), mas também para câncer de pâncreas e próstata.

Segundo a publicação, o consumo de 50g de carne processada por dia, o que equivale a duas fatias de bacon, aumentam em 18% a incidência de câncer colorretal.
Já o consumo de carne vermelha foi classificado como provavelmente carcinogênico por falta de evidências.

Mais a que tipo de carnes se refere a publicação:

Carne vermelha – refere-se a todos os tipos de carne de músculo de mamíferos, como carne bovina, vitela, porco, cordeiro, carne de carneiro, cavalo e de cabra.

Carne processada – refere-se a carne que tenha sido transformada através de salga, secagem, fermentação, tabagismo ou outros processos para melhorar o sabor ou melhorar a preservação.
Os quais receberam aditivos químicos como nitritos, nitratos, conservantes com o objetivo de aumentar o prazo de validade ou intensificar e melhorar o sabor, tais como: bacon, presunto, apresentado, salsicha, salame, lingüiça, banquete de peru, etc.

Após esta publicação que tal parar e pensar, com qual frequência faço o consumo de carnes processadas?
Diminuir o consumo destes tipos de carnes e aumentar o consumo de legumes, frutas, vegetais verdes, ervas e especiarias, irão contribuir para fornecer nutrientes importantes para minimizam os efeitos nocivos que os aditivos presentes nestas carnes processadas provocam.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: