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27 ago

NHOQUE DE GRÃO DE BICO

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O grão-de-bico, também conhecido como gravanço ou ervilha de galinha, é uma leguminosa muito presente na mesa dos brasileiros. Originário do Oriente Médio e muito presente em diversas culinárias, como a italiana, grega, portuguesa e espanhola, é conhecido por seus benefícios para a saúde. A leguminosa fornece proteínas, fibras e minerais como fósforo, ferro, zinco, além de vitaminas como K, E, C e ácido fólico. Auxilia no processo de emagrecimento devido às fibras e o amido resistente que aumentam a saciedade e alimentam as bactérias boas do intestino, ajudam no controle da glicemia e ganho de massa muscular, possui ainda benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares e ação vasodilatadora. É consumido em diversas preparações como hambúrguer, saladas, snacks, cozidos e como massa base para pães, empadões e como nhoque, assim como essa receita deliciosa que preparamos para você.

Ingredientes:

  • 1 xícara de grão-de-bico cozido
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de manteiga ghee em temperatura ambiente
  • 1 xícara de farinha de arroz
  • Sal a gosto

 

Modo de preparo:
Para o nhoque, o grão-de-bico deve estar bem cozido, ao ponto que possa ser batido no processador ou liquidificador. Quando estiver na textura de um purê, acrescente a manteiga ghee. Transfira o purê para um bowl, junte o ovo, o sal e misture levemente com uma espátula. Acrescente aos poucos a farinha de arroz até ficar mais consistente e então transfira para uma bancada e continue o processo até ser possível modelar em rolinhos sem grudar. Quando os rolinhos estiverem prontos, corte em cubinhos com uma faca. Aqueça uma panela com água e cozinhe em fogo alto até subirem à superfície. Para servir você pode preparar o molho de sua de preferência.