01 dez

Mindfulness: Você já ouviu falar?

0112 - Blog - Materia - Mindfulness




Hoje em dia vive-se em um ritmo frenético, com muito estresse, muitas vezes sem tempo para uma alimentação correta. As refeições são escolhas rápidas, pouco pensadas, inconscientemente podemos gerar compulsões alimentares; e a digestão fica longe de ser calma e eficaz. O corpo nos alerta de várias formas: dores de cabeça, ruídos abdominais, vontade de comer coisas mais específicas, etc.

O relacionamento com o alimento está presente desde o momento que você passa a existir, sendo essencial para seu desenvolvimento em todas as fases da vida. Como não podia deixar de ser, o alimento é uma das raízes principais de seu bem-estar mental e físico. Comer de forma consciente é um exercício que pode ter implicações profundas na relação amor versus ódio que temos entre as emoções e a comida. Desta forma o Mindfulness vem para nos auxiliar.

Mindfulness é traduzido para o português como atenção plena. Trata-se de uma ferramenta terapêutica inspirada no budismo e classificada em práticas formais (a mais conhecida é a meditação) e informais. Pode trazer diversos benefícios, tanto para a saúde física quanto mental, ao promover a plena consciência daquilo que está ocorrendo e, consequentemente, estabelecer um equilíbrio entre a rotina e as escolhas.

Qual foi a última vez que você experimentou um alimento em toda a sua riqueza de sensações? Sentiu os aromas presentes, observou as cores e texturas em vez de apenas colocar o alimento na boca sem, muitas vezes, sequer sentir o seu sabor?

Não se trata apenas de prestar atenção, mas também de como prestamos atenção. O que fazemos ou como lidamos com aquilo que percebemos. Trazemos uma atitude de abertura, curiosidade não crítica, gentileza e aceitação para o que vivemos? Ou nos criticamos incessantemente, nos “torturando” e nos frustrando toda vez que nossa experiência não corresponde às expectativas que criamos para ela? Mindfulness nos convida a trabalhar COM e não CONTRA as nossas experiências.

Letícia Longhi Rocha
Nutricionista – CRN 10-3814

Fontes:
PENA, I. Mindfulness: o que é e por que está se falando tanto sobre o assunto?