04 / maio

Lanches na escola: o que meu filho (a) pode levar?

Inaugurações

A fase da infância é um período caracterizado por aumento de gasto de energia, por conta de maior tempo de atividade física (brincadeiras) e ritmo de crescimento acelerado, embora saibamos que muito já se mudou de tempos para cá, onde as crianças estão mais sedentárias e preferem consumir alimentos ricos em açúcar e com baixo valor nutricional.

Ao falar na alimentação na escola, deve-se lembrar que é nesta fase que ocorre a formação de hábitos alimentares da criança, por isso a atenção dos pais deve ser muito especial, caprichando na escolha de opções de alimentos saudáveis para compor a lancheira.

Muitas escolas fornecem uma alimentação balanceada enquanto seu filho está na escola. Mas o que fazer quando é necessário que seu filho leve o lanche de casa? Bisnaguinhas, biscoitos recheados, sucos prontos, podem agradar a criançada e ser uma opção de fácil acesso aos pais. Porém, está longe de ser saudável! Para ofertar alimentos saudáveis é de grande importância ter planejamento!

Segue algumas dicas para ajudá-lo a manter a lancheira de seu filho saudável:

– É sempre importante ter frutas para ofertar, de preferência na forma in natura, sendo que a participação da criança na escolha da fruta, faz parte da formação de hábitos saudáveis;

– Importante, sempre ter uma garrafinha de água na lancheira, não havendo necessidade de sempre estar presente o suco;

– Dê preferência a pães integrais, pois contém mais fibras e nutrientes, estes podem ser acrescidos de geleias de frutas, queijo branco, pastinhas de ricota, patê de ricota e atum ou frango;

– Para substituir o pão pode-se utilizar os bolos caseiros, cenoura, laranja, milho, aveia, bolos com frutas são excelentes opções, pois a adição de açúcar será menor. Os bolinhos comerciais prontos são ricos em gorduras, açúcares e sódio, por isso devem ser evitados.

– Cookies integrais, biscoitos de mel, cacau e aveia, também são ótimas opções;

– As bebidas lacto-fermentadas são bem aceitas;

O importante é diversificar, evite a monotonia. Se tiver que optar por biscoitos prontos, evite ofertar o pacote inteiro, fracione em pequenas porções

Fique atento (a): Em dias de muito calor, evite levar iogurtes, lanches com queijos ou produtos que necessitam de refrigeração, excetos em casos que a lancheira for térmica.

Antes de pensar em qualquer opção de líquido, a melhor escolha ainda é a água.

 

Essas informações não dispensam acompanhamento e avaliação do nutricionista, importante para que sejam realizados ajustes individuais.

Indyanara C. dos Passos
Nutricionista – CRN10 5202P

 

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: