17 / dez

História do Panetone

Dicas

Natal sem Panetone não é Natal! Uma das receitas mais tradicionais desta época de ano teve origem em Milão, na Itália graças ao erro de um padeiro.

Diz a lenda que o humilde assistente de padeiro Toni, após ter trabalhado horas a fio na véspera de Natal, precisava ainda assar mais uma fornada de pães e preparar uma torta para seu chefe. De tão exausto que estava, confundiu-se e colocou as uvas passas da torta na massa de pão. Desesperado, tentou salvar a situação jogando frutas cristalizadas, manteiga, ovos e os demais ingredientes do recheio que seriam usados originalmente na torta.

Toni assou a mistura e entregou ao seu chefe. O que o assistente não esperava era que sua criação fizesse tanto sucesso durante a ceia de Natal de seu chefe, que, além de elogiá-lo, decidiu homenageá-lo e dar o nome à massa de “pane di Toni” (“Pão do Toni”, na tradução do italiano). Com o passar do tempo, o bolo começou a ser chamado de panetone.

Apesar desta e outras histórias do panetone não terem evidências históricas que respaldem tais versões da origem mítica do panetone, está é com certeza a mais charmosa ao nosso imaginário!

E por mais que talvez tal história não seja verdadeira, como dizem os italianos “se non è vero, è bene trovato”: não é verdade, mas bem que poderia ser.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: