03 nov

HÁBITOS SAUDÁVEIS E EXERCÍCIOS FÍSICOS x CÂNCER DE PRÓSTATA

03_câncer_próstata_blog




O câncer de Próstata é uma das formas de câncer mais comuns entre os homens.

A prevenção e chances de cura estão muito relacionadas aos hábitos alimentares e estilo de vida da pessoa. Alimentar-se adequadamente com ingestão de fibras, frutas, vegetais e grãos, assim como diminuir o consumo de açúcar e carboidratos refinados, não fumar e praticar atividade física regular colabora para a prevenção e diminuição dos riscos de desenvolver a doença.

A rotina da prática de exercícios auxilia no controle dos níveis de colesterol, no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde mental e prevenção da obesidade. A fadiga e a perda de massa muscular são os sintomas mais aparentes em pessoas acometidas por esse câncer, podendo refletir quadros de anemia e outras alterações fisiológicas.

Um dos principais objetivos da terapia complementar segundo o Instituto Oncoguia é melhorar a qualidade de vida dos homens por meio da prática de exercícios físicos que ajudam a diminuir os efeitos colaterais e promovem bem estar ao paciente. Os programas de exercícios físicos propostos devem ser adaptados individualmente pelo profissional capacitado, levando em consideração as capacidades e limitações físicas.