11 / nov

Ghee – Manteiga clarificada

Dicas

É o óleo purificado da manteiga, onde toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos. Resultado é um óleo dourado e brilhante, que pode ser denominado: óleo purificado de manteiga, emoliente básico, manteiga de garrafa, manteiga clarificada e manteiga ghee. Na ciência indiana (Ayurveda), o Ghee é considerado um alimento rejuvenescedor e regenerador, um tonificante que aumenta a força e a expectativa de vida, e em vários outras culturas é usado pela suas funções terapêuticas: auxilia em inflamações gastrointestinais e no combate a úlceras, promove a sensação de saciedade, é um alimento rejuvenescedor e regenerador. Também extremamente benéfico para o fígado, fortalece do sistema imunológico, melhora a memória, também é usado no tratamento dos pulmões, cordas vocais e de visão. E para crianças são indicado por promover a construção dos sete ‘Dathus’ (tecidos), sangue, plasma, músculo, gordura, osso, medula e nervos, tecidos reprodutores.

Embora seja inteiramente preparada com manteiga, é muito mais saudável por não contém sal nem lactose, não produz fumaça em temperaturas altas e não necessita de refrigeração. Podendo ser usado no recheio de pães ou no preparo de pratos, tem aroma refinado e sabor delicado. No entanto, é importante lembrar que, mesmo sendo mais saudável, a manteiga ghee ainda é um gordura. Logo, preconiza-se seu uso moderado.

O processo de preparação é bem simples, exige apenas um pouco de tempo, pois é necessária uma fervura bastante lenta para que toda a água contida na manteiga evapore. Os pedaços sólidos subam à superfície e o saboroso gosto da manteiga purificada seja enfim realçado.

Coloque a manteiga em uma panela de fundo grosso sobre fogo bem baixo, sem tampar. Retire, de vez em quando, com a ajuda de uma escumadeira, os pedacinhos sólidos (sebos) que formam na superfície. Para evitar que queime, verifique se a temperatura está suficientemente baixa. Calor em excesso faz com que a manteiga desprenda muita fumaça e se torne marrom, arruinando seu sabor. Se você tem panela de ferro em casa, essa é uma ótima chance de usa-la.

O ghee estará pronto quando estiver cor de âmbar, amarelado, e tão límpido e transparente como uma peça de cristal. Despeje-o então em uma vasilha resistente e deixe-o descoberto à temperatura ambiente para que esfrie. Depois de frio, o ghee deve ser guardado em recipiente fechado em lugar fresco para que se conserve por muito tempo.

Veja o vídeo com o passo a passo

http://www.youtube.com/watch?v=9HM4OCzqqOs

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: