30 / mar

ESPINHEIRA SANTA

Dicas

Maytenus ilicifolia, popular espinheira santa, é uma planta nativa da região sul do Brasil, utilizada principalmente para o tratamento de gastrites e úlceras estomacais. O nome espinheira santa é devido às folhas possuírem bordas com espinhos e propriedades medicinais. Seus princípios ativos são diversos, podemos citar alguns, como os triterpenos e os polifenóis (flavonoides e taninos).

Os polifenóis atuam como captadores de radicais livres e têm despertado grandes interesses, por possuírem a propriedade de impedir ou minimizar o estresse oxidativo, causado pelos radicais livres. A espinheira santa também combate dificuldades de digestão, tem ação antiácida e protege a mucosa do estômago. É contra indicado para gestantes, nutrizes e crianças abaixo de 6 anos, pois não há estudos há cerca de sua segurança. Como tudo depende da individualidade de cada um, deve-se sempre observar reações adversas que podem ocorrer, ou seja, moderação para os chás também é válido. O ideal é sempre ter acompanhamento de um especialista na área para maiores tratamentos. Interações medicamentosas devem ser levadas em consideração. 

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

Francieli Cristina Barbosa
CRN10 – 2862

Fonte:
NEGRI, M. L. S. et al. Atividade antioxidante das folhas de espinheira-santa – Maytenus ilicifolia Mart. ex Reiss., secas em diferentes temperaturas. Revista Brasileira de Farmacognosia Brazilian Journal of Pharmacognosy 19 (2B): 553-556, Abr./Jun.2009.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: