29 / jun

Desvendando o hipotireoidismo

Inaugurações

O hipotireoidismo é uma disfunção na tireoide, que se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Os hormônios tireoidianos são essenciais no desenvolvimento do sistema nervoso central, sendo assim, a manutenção destes hormônios é essencial para a homeostase energética, regulando o consumo e o armazenamento de energia em longo prazo.

Desta forma, o hipotireoidismo é caracterizado por um conjunto de fatores associados à redução do metabolismo, incluindo o ganho de peso (em longo prazo), fadiga e fraqueza, intolerância ao frio, lentidão mental, queda de cabelos, elevação dos níveis de colesterol.

Na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por um tipo de inflamação crônica da glândula tireoide, denominada de tireoidite de Hashimoto, um distúrbio autoimune, ou seja, o sistema imunológico ataca à tireoide, causando inflamação e interferindo a capacidade de produzir hormônios. Pode afetar recém-nascidos, pessoas que passaram por algum tratamento de radiação na tireoide, remoção parcial ou total da tireoide.

As mulheres são mais propensas a desenvolver a doença, principalmente acima dos 40 anos, sendo importante observar histórico familiar e doenças autoimunes. Então é necessária a realização de exames periódicos e a adoção de hábitos de vida saudáveis.

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista

Indyanara Cristine dos Passos
CRN 10 – 5202P

Fontes:

SILVA, V. C. Influência do hipotireoidismo sobre o comportamento doentio e a resposta febril durante o desafio imunológico. Universidade Federa de Alfenas. MG, 2015.
S.a. Hypothyroidism. National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases. Mach, 2013.
STEPHEN H., et al. Diagnosis and Treatment of Neonatal Hypothyroidism. Oregon Health & Science University, Portland, OR, 2013.
S.a. Hipotireoidismo – Sintomas e Causas. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. S.d.
S.a. Entendendo a Tireoide: Hipotireoidismo. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. S.d.
ALMEIDA. J.P., et al. Hipotireoidismo e gestação: diagnóstico e conduta. Revista Hupe. v. 14, n. 2, abr/jun.,2015.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: