04 / set

Conheça os tipos de vegetarianismo

Dicas

O vegetarianismo é um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne, (carne bovina, suína, aves, peixes, carneiro, faisão, peru, frutos do mar, entre outras). Além disso, também são excluídos os alimentos de origem animal.

Muitos são os princípios que envolvem a escolha de ser vegetariano, seja ela, por questões religiosas, éticas ou estilo de vida. Muitas destas escolhas podem surgir do esgotamento da Indústria Alimentícia em cada vez mais produzir alimentos ultra processados, pobres em nutrientes, fazendo com que as pessoas busquem alimentos orgânicos e com melhor qualidade, ou simplesmente da consciência de que os animais para se tornarem alimento passam por muito sofrimento.

Por isso é importante entender como são classificados os tipos de vegetarianismo:

  • Ovolactovegetariano: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação;
  • Lactovegetariano: utiliza leite e laticínios na sua alimentação;
  • Ovovegetariano: utiliza ovos na sua alimentação;
  • Vegetariano estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação.

A filosofia do veganismo (não consumo de qualquer produto que gere exploração e/ou sofrimento animal) adota o vegetarianismo estrito no âmbito da alimentação. Por isso, costuma-se também chamar de “vegano” aquele que não consome nenhum alimento de origem animal (carnes, ovos, latícinios, etc.). (SVB)

Indyanara Cristine dos Passos
Nutricionista CRN10 5202 P

 Fonte: Adaptado: svb.org.br

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: