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27 jul

Saiba como substituir o ovo nas preparações

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Pessoas com limitações no consumo de ovo, como alérgicos, intolerantes, lactovegetarianos ou veganos, devem buscar alimentos que o substituam em uma alimentação equilibrada. Vários alimentos podem ser substituídos, como o leite animal (por leites vegetais) e a carne animal, que pode ser trocada por proteína texturizada de soja, hambúrguer, almôndegas e salsicha vegetais ou seitan (glúten), entre outros. As diferentes funções que o ovo desempenha nas receitas, entretanto, fazem com que ele seja um ingrediente difícil de ser trocado.

Algumas das funções do ovo nas preparações são: dar liga e emulsificar, ajudar a massa crescer, deixar a massa mais úmida e fofa, além de conferir cor e sabor. Vale lembrar que não existe um substituto milagroso, até porque cada alimento é único em sua composição e o resultado da receita depende da interação entre todos os ingredientes. Entretanto, sendo necessária a sua substituição, temos algumas dicas de quais alimentos podem ser usados nas preparações!

  • Linhaça: 1 colher de sopa com 3 colheres de sopa de água. Bata no processador até formar um creme. Você pode usar também apenas a semente hidratada em água por pelo menos 15 minutos, para obter a consistência da clara do ovo;
  • Chia: 1 colher de sopa com 3 colheres de água. Misture e deixe descansar por pelo menos 30 minutos, ou até que esteja espessa, formado um gel.
  • Proteína de soja: 1 colher de sopa da proteína de soja em pó, com 3 colheres de sopa de água. Misture bem.
  • Agar-agar: 1 colher de sopa com 1 colher de sopa de água. Misture bem.
  • Banana madura: ½ banana madura amassada. (Essa substituição é mais interessante na formulação de receitas doces)
  • Purê de maçã sem açúcar: ¼ de copo de purê de maçã sem açúcar e sem casca.
  • Manteiga de amendoim: 3 colheres de sopa.
  • Grão-de-bico: 1 colher de sopa de farinha de grão-de-bico, com 1 colher de sopa de água. Misture bem. (Essa substituição é mais interessante na formulação de receitas salgadas)
  • Aquafaba: nada mais é do que o líquido do cozimento do grão-de-bico. Para o rendimento de uma xícara de aquafaba, use 1 xícara de grão-de-bico e 3 xícaras de água, cozinhe em uma panela de pressão, sem sal e sem temperos. Quando a panela começar a fazer barulho, diminua o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo e espere esfriar. O ideal é deixá-lo de molho de um dia para o outro, e descartar a água do molho para cozimento. Esse é um ótimo substituto para claras em neve.

Obs.: Todas as medidas sugeridas equivalem a aproximadamente uma unidade de ovo inteiro.

Gostou das dicas? Conta pra gente quais você já utiliza.

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

Letícia Longhi Rocha
Nutricionista – CRN 10-3814

Fonte:
MONTENEGRO, L. 2017.