08 / jan

COMO ELIMINAR OS EXAGEROS DE FINAL DE ANO

Dicas

As festas de final de ano vem sempre acompanhadas com muitas risadas, família reunida, reflexões, promessas, objetivos e metas para o ano que se inicia, e junto vem aqueles exageros na alimentação, e ai surge aquela pergunta, e agora, o que fazer? Que tal iniciar o ano detoxicando o organismo?

A dieta detoxificante consiste na retirada de toxinas do organismo. Neste momento faz-se necessário o consumo adequado de vitaminas e minerais, eliminar o consumo de agrotóxicos, gorduras saturadas, produtos refinados, alimentos industrializados, bebidas alcoólicas, água contaminada e uso de potes e copos plásticos que em contato com alimentos quente ou ao serem aquecidos liberam bisfenol (xenostrogeno) que ficam armazenados no tecido adiposo dificultando o emagrecimento.

A dieta detoxificante pode ser feita por 7, 14 ou 21 dias e após deve-se continuar com uma alimentação balanceada e saudável, com o menor consumo de alimentos ricos em toxinas. Beba no mínimo 3 litros de água por dia, a água ajuda a eliminar as toxinas e é fundamental ao nosso organismo. Dividir o prato em: 50% de salada, 25% de grupos energéticos (grãos, integrais, massas sem recheios ou turbéculos) e os outros 25% carnes magras grelhadas, assadas ou cozidas.

Os alimentos que possuem maior potencial de detoxificação são aqueles ricos em vitaminas, minerais e fibras, preferencialmente sem aditivos químicos e agrotóxicos. Frutas, verduras, ervas aromáticas e água são os alimentos com maior potencial de detoxificação, e tem sua ação potencializada quando orgânicos. Ainda podemos incluir no grupo dos alimentos com capacidade de detoxificação o azeite extra virgem, raízes, arroz integral, castanhas, nozes e leguminosas, como feijão, fava, grão de bico e soja.

Nesta fase também é importante proteger o organismo contra os radicais livres que são liberados em excesso, os alimentos funcionais apresentam compostos bioativos que agem no organismo prevenindo ou amenizando o aparecimento de doenças crônicas, através da ação dos antioxidantes que evitam a formação de radicais livres que levam ao envelhecimento e morte precoce de nossas células.

  • Vitamina E (sementes de oleaginosas e folhas verdes)
  • Betacaroteno (cenoura, mamão, abóbora)
  • Resveratrol (suco de uva, uva roxa)
  • Acido linolênico (ômega 3 – óleo de peixe)
  • Licopeno (molho de tomate, frutas vermelhas)
  • Invista no abacaxi, como suco, lanche ou sobremesa. O abacaxi é muito saudável e contém diversas vitaminas (A, B1, B2, B3 e C) e sais minerais como potássio, fósforo, cálcio, ferro, fibras e bromelia, uma enzina que ajuda na digestão de gorduras, entre outros.

Inicie o ano desfrutando de alimentos que vão cuidar de sua saúde e bem estar.

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.

Hariane Correa
CRN10 4495

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: