09 / nov

Celulite como combater?

Dicas

A celulite também conhecida como fibro edema gelóide, é uma inflamação crônica das células, caracterizada por gordura aprisionada nos tecidos, o que dificulta a renovação celular, bem como o funcionamento adequado das células e tecidos. Este funcionamento comprometido pode gerar não apenas a celulite, mas outros problemas, como acne, flacidez e envelhecimento precoce.

Com aspecto de casca de laranja, acomete principalmente as mulheres, sendo desenvolvidos em virtude do excesso de peso, hábitos alimentares desequilibrados e sedentarismo, mas também pode ter como causa, a herança genética.

O consumo de certos tipos de alimentos pode contribuir para o desenvolvimento da celulite ou ainda auxiliar na prevenção. Diversos alimentos pró-inflamatórios contribuem para acelerar o desenvolvimento da celulite, sendo estes, frequentemente encontrado na alimentação ocidental em cerca de 20 a 50 vezes mais do que os alimentos antiinflamatórios.

Estudos vêm mostrando que o consumo de alimentos refinados (pão branco, arroz branco, macarrão branco, etc), ricos em gorduras saturadas, trans (queijo amarelo, carnes, sorvete, bolachas), embutidos, enlatados, doces em geral, refrigerante, leite integral e os produtos industrializados em geral, são responsáveis pelo surgimento da celulite, processo tão indesejado pelas mulheres.

No entanto, diversos alimentos que possuem característica antiinflamatória pode auxiliar na prevenção e também no tratamento amenizando o processo inflamatório. Dentre eles os que mais se destacam são: cereais integrais, frutas, hortaliças, alimentos fontes de ômega 3 como sardinha, salmão, atum, abacate, azeite de oliva, sementes de linhaça e chia. Outros alimentos que contém substâncias bioativas com ação antiinflamatória podem também ajudar a desacelerar o desenvolvimento da celulite e até prevenir o seu aparecimento, como, frutas vermelhas (cranberry, gojiberry, blueberry, framboesa, amora, uva, chá verde, maçã, frutas cítricas, tomate, melancia, goiaba, gengibre, pimenta vermelha, própolis, soja, brócolis, couve flor, açafrão da terra (cúrcuma), aveia, salsinha, cevada, oleaginosas (castanha do Brasil, amêndoa, nozes, etc).

No entanto, para o combate da celulite e em qualquer afecção inflamatória, é necessário a inclusão de alimentos antiinflamatórios na alimentação diária, preferencialmente em todas as refeições, para garantir um maior aporte de nutrientes benéficos do que os maléficos. Além disso, é importante manter o peso ideal, praticar exercícios físicos regularmente e ingerir 2 litros de água por dia.

Tenha hábitos de vida mais saudáveis e livre-se das celulites!!

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.

Aline da Silva Mendes
Nutricionista CRN10: 3394

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: