07 / mar

Castanha de Baru

Dicas

Mais que uma iguaria saborosa e nutritiva, o baru, fruto castanho do cerrado, é comprovadamente rico em sabor e nutrientes! Também conhecida como Amêndoa de Baru ou Cumbaru, é composta por elevados teores de lipídios (42%) e proteínas (23%), além de ser fonte de fibras, minerais como o cálcio, magnésio, potássio, ferro e zinco, e ainda conta com fotoquímicos que atuam no controle dos radicais livres.

Os óleos da amêndoa possuem ácidos graxos com 81% de instauração, semelhante ao azeite de oliva. Dentre eles se destacam o ômega-6, o qual proporciona diversos benefícios ao organismo, como prevenção da hipertensão, redução do colesterol total e LDL (colesterol ruim), regulariza os níveis de glicose no sangue e reduz a gordura abdominal. Ainda possui ômega 9 que além de possuir as mesmas funções benéficas ao sistema cardiovascular que as do ômega-6, é um potente antioxidante, que reduz as lesões nas células causadas pelos radicais livres, e inibe a agregação plaquetária e formação de trombos.

Só fiquem atentos! Segundo a nutricionista Vanderli Marchiori a castanha do baru nunca deve ser consumida crua, pois possui substâncias antinutricionais, como taninos e fitatos, capazes de alterar a biodisponibilidade de nutrientes, como o cálcio, por exemplo. O processo de torragem da castanha inativa essas substâncias, por isso, é importante salientar que só deve ser consumida torrada, para aproveitar todos seus benefícios e não causar nenhum transtorno à saúde.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: