18 / out

CÂNCER DE MAMA x ALIMENTAÇÃO

Dicas

O Câncer de Mama é uma das maiores causas de morte entre as mulheres no mundo, no Brasil é a principal causa de morte por câncer.

Muitos estudos buscam identificar os fatores que levam à doença, assim como os protetores e o tratamento mais adequado. Segundo pesquisas, a progressão, o controle e a prevenção parecem estar ligados aos hábitos alimentares, onde alguns alimentos carregam fatores que podem contribuir para o aparecimento da doença e outros considerados funcionais que possuem substâncias que agem como prováveis mecanismos de ação anticarcinogênicos (quimiopreventivos), inibindo o surgimento, como o ácido linoléico, os ácidos graxos poliinsaturados (ômega 3 e 6), os fitoestrógenos, os fitoquímicos, as vitaminas e os minerais.

Já os fatores ambientais e genéticos que podem aumentar o risco para as mulheres desenvolverem a doença está ligado ao sedentarismo, ao cigarro, exposições frequentes ao raio x, histórico familiar, uso de contraceptivos hormonais (estrógeno e progesterona), menopausa, entre outros.

Uma dieta equilibrada, rica em alimentos funcionais em conjunto com a prática de atividade física promove a saúde e o bem estar da mulher, podendo contribuir para a redução do risco de câncer de mama.

 

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: