20 / jul

Camomila (Matricaria recutita)

Dicas

Planta bem popular, a camomila tem seu uso difundido de geração para geração, com propriedades medicinais, cosméticas e aromáticas. É rica em princípios ativos, sendo muito conhecida por seu poder sedativo leve e calmante, no combate de desordens intestinais, além de possuir propriedades antibacterianas e combater afecções da cavidade oral. Em um estudo realizado pela Universidade Estadual da Paraíba, com o extrato da planta, foi observado redução da placa bacteriana e quadro de inflamação gengival.

A camomila possui princípios ativos como o óleo essencial, os flavonoides (apigenina) e o pro-camazuleno. Os flavonoides desempenham um papel fundamental na proteção do vegetal atuando como captadores de radicais livres. A apigenina provoca o efeito sedativo, e o  camazuleno confere à camomila propriedades anti-inflamatórias.

O chá é preparado através de infusão das flores secas da planta.

 

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

Francieli Cristina Barbosa

CRN10 – 2862

Fontes:

LINS, R. et. al. Avaliação clínica de bochechos com extratos de Aroeira (Schinus terebinthifolius) e Camominla (Matricaria recutita L.) sobre a placa bacteriana e gengivite. Rev. Bras. PL. Med., Botucatu, v. 15, n. 1, p. 112-120, 2013.

MATSUBARA, S. Polifenois em chás comercializados no Brasil. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Campinas, SP. 2001.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: