Receitas Saúde

Selecione uma categoria ou busque pela receita
que você procura nos campos ao lado

19 set

BOLO DE TAIOBA

bolo_taioba_blog




A Taioba é uma PANC – Planta Alimentícia Não Convencional. Suas folhas são muito nutritivas, constituindo uma ótima fonte de fibras, vitamina A, vitamina C, tiamina, riboflavina, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, nutrientes importantes para a saúde óssea, dos olhos, do intestino, para auxiliar na redução de gordura no fígado e melhora do sistema imunológico.

É originária da América Central, porém já era cultivada na China e no Egito há milhares de anos. Suas folhas são parecidas com as folhas da couve, apenas um pouco mais largas e vistosas, inclusive podem ser preparadas em refogados como a couve.

É importante ter cuidado para não confundir a taioba (Taioba-mansa) com as folhas do inhame e da taioba não comestível (Taioba-brava) que são muito parecidas, porém não podem ser consumidas, pois possuem substâncias prejudiciais à saúde, que mesmo após a preparação no calor são tóxicas.

A taioba pode ainda ser usada em caldos, bolinhos salgados, recheios de tortas, farofas e bolos como mostra essa receita, confira!

 

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de açúcar demerara orgânico
  • 3 ovos
  • 1 xícara de suco de Taioba
  • 1 colher de sopa de fermento

 

Modo de preparo:

Para fazer o suco da Taioba, você precisa ferver as folhas por aproximadamente três minutos e escorrer descartando essa água. Em seguida é só bater as folhas no liquidificar com água.

Para o bolo, bata os ovos por 3 minutos, adicione o açúcar e bata por mais 1 minuto. Em seguida coloque o restante dos ingredientes e leve ao forno pré-aquecido em 180 ºC para assar por aproximadamente 40 minutos.

 

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.
TAGS: