19 / nov

BCAA: Você conhece?

Dicas

Atualmente, as pessoas vêm buscando por mais qualidade de vida e estilo de vida saudável, escolhendo melhor os alimentos ou suplementos alimentares, optando por aqueles ricos em nutrientes, responsáveis pelas funções normais do organismo, manutenção, reparação e crescimento. Falando em nutrientes, as proteínas merecem destaque, pois constituem um papel fundamental neste processo.

O consumo de proteínas contribui principalmente no fornecimento de aminoácidos aos processos do organismo. São cerca de 20 aminoácidos que participam de diversas reações no organismo, entre eles, alguns são classificados como essenciais, não sendo possível a produção pelo próprio organismo, mas através da ingestão direta de alimentos ou suplemento alimentar.

Os aminoácidos de cadeia ramificada, conhecido também como BCAA, são classificados como essenciais, composto por Leucina, Valina e Isoleucina, são fundamentais para a manutenção e reparação das funções vitais do organismo, principalmente para a construção e reconstituição muscular.

Estudos vêm mostrando diversas associações do consumo do BCAA com o organismo como: auxílio na redução da perda muscular contribuindo para o aumento da massa magra, ajuda a retardar o cansaço e a fadiga muscular, encurta o tempo de recuperação após o exercício, aumenta a resistência muscular preservando o glicogênio muscular, participa do processo de fornecimento de energia e aumenta os níveis plasmáticos de glutamina contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico.

É importante ressaltar que o consumo de altas doses podem desenvolver transtornos gastrointestinais, como diarréia, além de comprometer a absorção de outros aminoácidos.

A ingestão de algumas vitaminas como B6 e B1 são também de extrema importância, pois auxilia no efeito mais eficiente do BCAA.

Consulte um profissional nutricionista para saber qual é a dose mais adequada para você, lembrando que para se ter um resultando positivo, é fundamental a associação de uma alimentação equilibrada, prática de atividade física e estilo de vida saudável.

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.

 Aline da Silva Mendes
Nutricionista CRN10: 3394P

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: