10 / set

Aveia, um grão naturalmente sem glúten

Notícias

“Não contém glúten”, MESMO?

O glúten é o um tipo de proteína encontrado em cereais como o trigo, centeio e cevada. A aveia possui outro tipo de proteína chamada de avenalina. Mas para que a aveia permaneça livre de glúten é preciso o cuidado para não conter a contaminação cruzada. Muitos produtos alimentícios não contém glúten em sua composição, mas devido a contaminação cruzada, acabam tendo traços de glúten. 

A contaminação cruzada é uma transferência de traços ou partículas de glúten de um alimento para outro, diretamente ou indiretamente. Pode ocorrer durante a manipulação, plantio, colheita, armazenamento, beneficiamento, industrialização ou no transporte desse alimento. 
A fórmula do alimento pode não conter glúten, mas como ele é embalado em uma máquina onde também embalam outros produtos com glúten, a inscrição de que “contém glúten” no rótulo, se faz necessária. 
Outro exemplo é o processo de rotação no cultivo, onde uma temporada é plantada a aveia, na outra, o trigo, o centeio e a cevada, podendo deixar para trás algumas sementes de centeio, cevada ou trigo que levam a contaminação da plantação da aveia. 
Outra possível forma de contaminação é durante o transporte da aveia que pode ser mantida em recipientes que tenham armazenado grãos ricos em glúten previamente. 
E a forma mais comum de contaminação no entanto, é durante o processamento, que se realiza no mesmo equipamento utilizado para moer o trigo, centeio ou cevada. 

Devido a essas formas de contaminação a maior parte das aveias comercializadas no Brasil contém traços de glúten e não podem ser certificadas como livres de glúten. Assim, podendo prejudicar, ou não a saúde dos celíacos ou pessoas com intolerância ao glúten.

No entanto, atualmente está disponível no mercado a aveia sem glúten, produzida e comercializada com todos os devidos cuidados necessários, embaladas individualmente, sem contato com demais produtos que contenham glúten, podendo ser consumida por portadores da doença celíaca e tornando-se a base de muito outros alimentos, como mingaus, cookies, pães e outros!

Procure por uma de nossas lojas e adquira a sua aveia sem glúten!

Hariane Correa
CRN10 – 4495

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: