24 / mar

Argilas e suas aplicações na saúde

Dicas

Conhecida há muitos anos atrás, a argila é um dos medicamentos mais conhecidos pelos humanos, contribuindo para os benefícios da saúde para o tratamento de diversas doenças e também para a estética. Seus efeitos no corpo humano é possível, devido a presença de grande quantidade de minerais existentes nas argilas que se assemelham as contidas no organismo.

Entre as suas propriedades medicinais podem descartar a recuperação das células doentes, purificação do organismo através da eliminação das impurezas, limpa o sangue e aumenta o número de glóbulos vermelhos, possui ação bactericida, antiparasitária, cicatrizante, absorvente, antitraumático, antiinflamatório, tonificante, analgésico, anti-reumático, depurativo, antisseborréico, absorvente, cicatrizante, anti-séptico dentre outras aplicações.

Existem diferentes tipos de argilas, sendo diferenciadas entre si conforme as concentrações de minerais existentes responsáveis pela coloração das argilas e indicadas para uma finalidade específica de acordo com suas cores.

 

Benefícios das argilas conforme as cores:

  • Argila Verde: auxilia na oxigenação das células e na redução de edemas, possui ação absorvente, secativo, emoliante, anti-séptica, bactericida, analgésica e cicatrizante. Indicada para peles oleosas e com acne, é um esfoliante suave, promove a desintoxificação e regula a produção sebácea.
  • Argila Branca: auxilia na absorção da oleosidade da pele sem desidratá-la, é clareadora, indicada para tratamento de manchas em peles de rosto sensíveis e delicadas, desidratadas, envelhecidas e com acne. Dentre as argilas utilizadas em tratamentos estéticos é a que menos resseca a pele. Possui ação purificante, adstrigente e remoneralizante, com efeito anti-séptico e cicatrizante.
  • Argila Preta: conhecida como lama negra, possui efeito antisseborréica e antioxidante, auxilia nos processos antiinflamatórios, é cicatrizante e desintoxicantes. Indicado para peles oleosas, ativa a circulação e favorece para a renovação celular, sendo um excelente agente rejuvenescedor.
  • Argila Cinza: possui ação antiinflamatória e cicatrizante, indicada para o combate das inflamações nas articulações e lesões, promove o alívio de acnes e a retirada da vermelhidão da pele.
  • Argila Vermelha: indicada para peles sensíveis, avermelhadas e alérgicas. É responsável por ativar a circulação e regular a microcirculação da pele. Previne o envelhecimento da pele e auxilia na redução do peso e medidas.
  • Argila rosa: é a mistura da argila branca com a vermelha, indicada para peles sensíveis, delicadas, com vasinhos, rosácea e cansadas. Auxilia da revitalização da pele devolvendo a luminosidade natural, aumenta a circulação, absorve toxinas e hidrata a pele, possui ação desinfetante, suavizante, emoliente e cicatrizante.
  • Argila Amarela: possui ação desinfiltrante, adstringente e desintoxicante. Indicado para tratamentos de celulite e edema, em peles oleosas atua como esfoliante, porém deixa a pele ressecada, contribui para uma boa rigidez da pele, ajuda na formação de base de colágeno da pele, auxilia no rejuvenescimento combatendo o envelhecimento cutâneo.
  • Argila Marrom: Indicada para peles oleosas, com acne e mista. Possui efeito cicatrizante, hidratante e reduz as inflamações. Auxilia na elasticidade da pele, atuando na flacidez cutânea. É purificante, adstringente e remineralizante.
  • Argila Marinha: rica em minerais, tem uma cor verde bem escura e é obtida do fundo do mar. Ela tem uma grande concentração de algas marinhas o que a faz perfeita para purificar e tonificar o corpo.
  • Argila Bege: é a mistura da argila marrom com a argila branca. Desta forma ela incorpora de forma mais suave as propriedades das duas argilas.

 

Aline da Silva Mendes

Nutricionista CNR10 3394P

 

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: