01 / dez

Anemia & Ferro

Dicas

Anemia não é só deficiência de ferro! 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a anemia ocorre quando o número de hemácias (células presentes no sangue) ou sua capacidade de transportar oxigênio é insuficiente para atender às necessidades fisiológicas, a anemia é causada, principalmente, pela falta de ferro no sangue. Porém, a condição de carência desse mineral pode estar associada à carência de outras vitaminas, como a vitamina A, vitamina B12, zinco e ácido fólico que, por exemplo, ajudam na absorção do mineral.

Para o bom funcionamento do organismo, esses nutrientes precisam estar em sincronia, em níveis ideais, se falta um, afeta o outro, além disso, manter a boa saúde do intestino é fundamental nesse processo.

Para que o ferro seja devidamente absorvido pelo organismo, tanto o estômago quanto o intestino precisam estar íntegros. Para manter o equilíbrio intestinal e do estômago, é recomendado evitar alguns produtos na alimentação: os industrializados (pela presença de aditivos que prejudicam o intestino), açúcar, excesso de leite e derivados, e trigo (esses dois últimos principalmente aos intolerantes).

As carnes, principalmente a vermelha, são a melhor fonte de ferro, mesmo consumindo esses alimentos algumas pessoas apresentam deficiência do mineral. O problema geralmente ocorre porque a quantidade não é adequada ou o intestino está alterado.

Para quem não consome alimentos de origem animal, é indicado o consumo de leguminosas, como feijão, lentilha, grão de bico, além de oleaginosas, como castanhas, cereais e aveia. Se necessário pode-se recorrer a suplementos livres de componentes de origem animal.

É importante encarar a alimentação não apenas como um meio de matar a fome e sobreviver. Os alimentos possuem outros benefícios, com efeito funcional além das propriedades básicas.

Caso algum exame de rotina comprove alteração, procure uma nutricionista para adequar corretamente sua rotina alimentar, e se necessário indicar o produto ideal para você e a dose certa a ser administrada.

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: