31 / jul

Alternativas para substituir o leite de vaca

Dicas

Nos últimos anos grande parte da população mundial está passando por uma significativa mudança nos padrões alimentares, e este inclui os alimentos processados e de fácil ingestão como o leite de vaca e seus derivados. Associado a esta tendência de consumo, a população em geral começou a apresentar diversos problemas de saúde, como a intolerância a lactose. Embora o leite seja fonte de cálcio e a vitamina D, e promova o crescimento e enrijecimento dos ossos, alguns indivíduos apresentam disfunções enzimáticas que podem limitar ou impedir o consumo de leite e seus derivados desde a infância.

Quando se descobre a intolerância a lactose, começa a busca por alternativas para substituir o leite de vaca em sua vida, seja para tomar puro ou como ingrediente de receitas.

Abaixo serão citados alguns substitutos fáceis de encontrar em nossas lojas de produtos naturais. Experimente estas opções e descubra qual você mais gosta e qual funciona melhor em suas receitas:

Leite de amêndoas – Além de ter um bom teor de proteína, o leite de amêndoas é rico em vitaminas e minerais, antioxidantes e gordura monoinsaturada, isso tudo, sendo uma ótima fonte de energia para o corpo. É também rico em fibras, oferece 30% da quantidade diária recomendada de cálcio, bem como 25% da quantidade recomendada de vitamina D, reduzindo o risco de artrite e osteoporose e melhora a sua função imunológica.

Leite de arroz – O Leite de arroz con­tém mais car­boidratos do que o leite de vaca. No entanto, ao con­trário do leite de vaca, o leite de arroz não con­tém lac­tose nem coles­terol. Isto o torna mais saudável para o seu coração, bem como seguro para aque­les que são intol­er­antes à lactose. Escolha uma var­iedade de leite de arroz que é for­ti­fi­cado com cál­cio.

Leite de aveia – O leite de aveia é rico em vitamina E, cálcio, selênio, zinco, magnésio e ferro, sendo um alimento de alto valor nutricional. É rico em fibra solúvel e insolúvel, a solúvel ajuda a diminuir a absorção de açúcar e gordura no intestino e a insolúvel ajuda a regular o transito intestinal.

Leite de coco – O leite de coco é rico em vitaminas e minerais essenciais que garantem um bom funcionamento do organismo, como o ferro, ácidos fólico e selênio. Também é uma fonte rica de vitamina A e E, potássio e cálcio. Pode ser um ótimo substituto do leite para preparação de sobremesas, peixes e massas. Rico em fibras, o que garante a saúde intestinal.

Leite de soja – O leite de soja é rico em fibras, proteínas e principalmente vitaminas do complexo B. O uso do leite de soja por crianças deve ser supervisionado, pois a soja pode ter um efeito negativo sobre o desenvolvimento hormonal na criança.

#DICADANUTRI: O ideal é que se faça um rodízio entre eles, pois o consumo diário de outro tipo de leite também pode trazer uma intolerância. Faça o consumo alternado entre eles e aproveite os benefícios dos diferentes tipos de leite!

Essas informações não dispensam acompanhamento do médico ou nutricionista.
Michele Gonçalves
Nutricionista CRN Nº 10 3378

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: