14 / dez

Alimentos Alaranjados (betacarotenos)

Dicas

Os carotenoides, são pigmentos vegetais responsáveis ​​pelos tons vermelho, amarelo e laranja em muitas frutas e legumes, e apresentam potente efeito antioxidante, por meio desta atuação, alguns estudos mostram que o consumo desses alimentos pode ajudar a reduzir o risco de diversas alterações metabólicas e inflamatórias.

Um estudo que envolveu atletas de elite de canoagem mostrou benefícios antioxidantes com o consumo dos carotenoides. Nesta análise, a conduta foi correlacionada com o aumento de enzimas antioxidantes, comprovando seu efeito protetor em exercícios extenuantes.

Em 2015 outro estudo realizado com jogadores de futebol, mostrou que o consumo de carotenoides promoveu uma resposta imunológica positiva, os autores sugerem a conduta como uma alternativa para melhorar as respostas imunológicas e reduzir o risco de infecções, uma vez que esta modalidade é marcada pelo aumento de fatores que levam à imunossupressão, caracterizada pela redução da eficiência do sistema imunológico.

Portanto, o consumo de alimentos fontes de carotenoides, como tomate, cenoura, abóbora, mamão, banana, pequi e peixes alaranjados, pode auxiliar na saúde celular, protegendo contra os efeitos do estresse oxidativo e da imunossupressão observada em algumas modalidades.

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de frutas do mundo, mas tem se caracterizado como um país com crescente deficiência de vitamina A. Como os alimentos amarelos e alaranjados são ricos nessa substância, o ideal é ingerirmos diariamente.

Principais fontes: Laranja, tangerina, mamão, mamão seco, banana, banana passa, melão, milho, pêssego, pimentão amarelo, cenoura, abóbora, damasco, damasco seco, abacaxi, abacaxi seco, ameixa amarela, carambola, maracujá, cranberry seco, salmão.

Outras fontes: Gergelim, amaranto, semente de girassol, semente de abóbora, grão de bico.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionistas, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: