09 dez

Alimentação leve para o verão

alimentacao leve para o verao




O verão tá aí e é uma estação que exige uma alimentação mais leve, hídrica e refrescante.

Se em outras épocas o consumo de vegetais é visto como importante, nesse momento é indispensável pelo seu alto teor de nutrientes e água.

Folhas verdes e legumes como cenoura e beterraba, que podem ser consumidos crus, são bem vindos pois ajudam na saúde da pele, mais exposta ao sol nesta época.

Os vegetais de cor laranja fazem diferença para um bronzeado bonito, porque possuem betacaroteno que realça a cor da pele. Suco de laranja com cenoura e limão antes da praia pode funcionar bem.

As frutas, principalmente melancia, melão, abacaxi e pêra são super hídricas e ajudam na hidratação. As frutas mais polposas como banana e manga podem ser congeladas e usadas como base para a preparação de smoothies, aquele suco mais liquido que combina frutas com leite vegetal e especiarias. Banana com leite de amêndoa e cacau ficam ótimos, assim como manga com leite de côco e canela também.

As frutas oleosas, como abacate e coco, podem ser utilizadas na forma de vitaminas e sucos, pois hidratam e refrescam. O abacate batido com abacaxi congelado vira uma vitamina deliciosa.

Quanto às proteínas, carnes brancas e ovos também são mais interessantes nessa época do ano, pois são menos calóricas e de fácil digestão comparado à carne vermelha. Em preparações de pratos únicos, como um saladão da para usar ovos cozidos, atum, sardinha ou frango já cozido em tiras. Fica sensacional!

Enfim, com o clima mais quente é mais fácil conseguir fugir das tentações do inverno, como pizza, massas, fondue, cafés regados às tortas e bolos e priorizar alimentos mais leves e menos calóricos. É um momento ótimo para otimizar o consumo de saladas variadas e preferir frutas com oleaginosas nos lanchinhos da tarde. Lembrando sempre de se hidratar nos intervalos com água pura.

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