10 / jan

A REDESCOBERTA DO COCO – SEUS TIPOS E BENEFÍCIOS

Dicas

Água, leite, óleo, farinha, açúcar, coco ralado, coco caramelizado, e por aí continuaríamos com artesanato, casa, embarcações, enfim, o Brasil vem redescobrindo este fruto multiuso que veio parar e prosperar no nosso litoral no século 16, e nos últimos anos vem gerando uma febre devido ao apelo saudável, e não é para menos, seus benefícios à saúde são vários. Confira abaixo:

Água: o aumento da água de coco consumida no Brasil cresce ano após ano, do ponto de vista nutritivo, é o melhor produto do coco, ótima para hidratação, fornece nutrientes como potássio extremamente importante para manter o equilíbrio entre quantidade de sal e água que os rins excretam. Sem o potássio os rins não conseguem eliminar o sódio com eficiência, também apresenta propriedade antienvelhecimento e ajuda na prevenção do câncer, por conta da presença de um composto chamado citocinina. Os eletrólitos presentes na água de coco, como magnésio e potássio, também são responsáveis por reduzir o cansaço, diminuir o estresse e manter os músculos relaxados, falando nisso, a água de coco tem cinco minerais essências, contando com o potássio e o magnésio que são o cálcio o sódio e o fósforo, além das fibras também presentes, ou seja, só aí daria para enumerar muitos outros benefícios por conta destes minerais e fibras tão importantes para nossa vitalidade.

Óleo de coco: ótimo para várias receitas e para nossa saúde, rico em antioxidantes, ácidos graxos e vitamina E. Os tipos de ácidos graxos encontrados no óleo de coco (láurico, cáprico, caprílico, mirístico, palmítico, linoleico e oleico) fornecem vários benefícios como ação antimicrobiana, reforçando o sistema imunológico, colabora com a perda de peso, por conta dos ácidos graxos de curta e de média cadeia, que são mais difíceis para o nosso corpo converter em gordura armazenada e mais fácil para “queimar“ a gordura já acumulada, ajudando na redução da obesidade abdominal. Ajuda a reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom) e melhora o metabolismo da glicose. O consumo de óleo de coco também esta associado ao combate do envelhecimento e da neurodegeneração. Vale lembrar que o óleo de coco pode ser usado na culinária de diversas formas, pois resiste muito bem em altas temperaturas.

Farinha de coco: Rica em fibras solúveis e insolúveis que reduzem a absorção da glicose na corrente sanguínea prevenindo o aparecimento de diabetes, contribui também para redução do colesterol total, LDL (colesterol ruim) e os triglicerídeos, auxilia na perda de peso pela promoção da saciedade. Pode ser usada em bolos, pães e biscoitos, substituindo a versão de trigo. Ela também combina com frutas, iogurtes e vitaminas.

Açúcar de coco: é extraído do néctar das flores da palma do coco, através de um processo manual que não envolve aditivos químicos. Considerado um dos melhores adoçantes naturais e um substituto perfeito e saudável para os adoçantes artificiais e para o açúcar refinado. Segundo testes realizados pelo departamento de Ciência e Tecnologia do Instituto de alimentação e Nutrição das Filipinas o açúcar de coco tem baixo índice glicêmico (IG = 35), ficando ainda abaixo do açúcar mascavo (IG = 65 a 100), além disso, é baixo em calorias, rico em vitaminas e minerais, como ferro, zinco, magnésio, potássio e vitaminas do complexo B (B1,B2,B3,B6). Porém, vale ressaltar que este estudo foi realizado com açúcar produzido nas Filipinas, solos diferentes rendem resultados diferentes, sendo assim, seu consumo também deve ser moderado.

Leite de Coco: Com propriedades semelhantes ao do óleo de coco, é rico em gordura saturada, mas na forma de triglicerídeos de cadeia média, que é rapidamente digerida e transformada em energia. Tem vitamina C, B1,B3, B5 e B6, sais minerais essenciais como cálcio, selênio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco e manganês e ainda proteína, arginina e ácido láurico. Garante propriedade antiviral, antifúngica, antibacteriana, digestiva, imunoestimulante e antioxidante, também ajuda no bom funcionamento do intestino .

Fontes:

SILVA, R. et al. Efeitos da Suplementação dietética  com óleo de coco no perfil lipídico e cardiovascular de indivíduos dislipidêmicos. Brasília méd. 48 (1), jun. 11. Tab.

ASSUNÇÃO, Monica Lopes.  Alterações dos fatores de risco cardiovascular segundo o consumo de óleo de coco, 2007. 78f. Dissertação (Mestrado em Nutrição) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.

CAMPBELL-FALCK, D. et al. The intravenous use of coconut water. The American jornal of emergency medicine 18.1 (2000): 108-111.

SAAT, M. et al. Rehydration after exercise with fresh Young coconut water, carbohydrate-electrolyte beverage and plain water. Journal of physiological anthropology and applied human Science 21.2 (2002): 93-104.

SANDHYA, V.G., and RAJAMOHAN. Beneficial effects of coconut water feeding on lipid metabolismo in cholesterol-fed rats. Journal of medicinal food 9.3 (2006): 400-407.

http://drbarakat.com.br/

Essas informações não dispensam o acompanhamento de médicos ou nutricionitas.

Francieli Cristina Barbosa
CRN10 – 2862

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: