31 / ago

A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Inaugurações

A alimentação saudável e adequada é a principal responsável para que o organismo funcione bem e de forma equilibrada. Alimentação é mais que ingestão de alimentos e nutrientes, agrega fatores sociais e culturais, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer.

Como instrumento importante da promoção de alimentação saudável no Brasil, pode-se destacar a publicação do Guia Alimentar para a População Brasileira, que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável, representando um instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional.

O guia apresenta orientações que auxiliam na escolha, preparo e consumo de alimentos, de modo a promover a saúde da população em geral.

Uma alimentação saudável engloba ainda um sistema alimentar sustentável, ou seja, voltada para a preservação do ambiente de produção e comercialização do alimento.

Para uma alimentação nutricionalmente equilibrada é importante ter persistência e adquirir esse hábito, aqui seguem algumas dicas:

– Utilizar uma grande variedade de alimentos, predominantemente de origem vegetal, de preferência in natura (frescos) ou minimamente processados. Exemplos: grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes.

– Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em quantidade moderada.

– Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, pois são nutricionalmente desbalanceados, tendem a ser consumidos em excesso e substituir alimentos mais saudáveis. Exemplos:  biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes e macarrão instantâneo.

– Comer com regularidade, atenção e em ambientes apropriados.

– Fazer as refeições em companhia, bem como compartilhar as atividades envolvidas com este momento, como forma de criar e desenvolver relações entre as pessoas, fazendo deste ato parte da vida social.

– Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos frescos e evitar aqueles que só vendem produtos prontos para consumo. Dar preferência pelos vegetais da estação e, quando possível, cultivados localmente, com base na agroecologia.

– Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias, favorecendo o consumo de alimentos mais saudáveis e menos processados.

– Reavaliar e planejar o tempo, de modo a dar a alimentação o espaço que lhe é necessário, pois isso interfere na adoção de hábitos saudáveis.

Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais, pois muitas vezes a publicidade tem o objetivo de comercializar visando o lucro e não informar ou educar as pessoas.

 

Nutricionista Carine Giacomelli
CRN10: 6288

NOVIDADES E LANÇAMENTOS

Fique por dentro de todas as novidades exclusivas.

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: